Speed Cells®

RCS - Imagem de uma peça Speed Cell de tipo 2G
Speed Cell 2G

A Speed Cell, peça principal do sistema de ancoragem SCS – “Speed Cell System”, é um produto que se apresenta em forma de uma copa multifacetada, com aberturas passantes e produzido a partir de aço inoxidável, sendo aplicado num pino de altura variável, a partir de uma Porca M8 soldada centralmente. A função deste sistema é de reter um dado material refratário resistente à abrasao, tanto por debaixo da célula como pelas suas aberturas e preenchendo o seu centro, sendo o concreto refratário aplicado até ao topo da célula, formando uma superficie uniforme.


As Speed Cells compõem um sistema de células únicas com uma resistência extremamente elevada ao choque térmico e à erosão quando, em unidades FCC ou áreas de elevada abrasão, o sistema é aplicado corretamente e de acordo com as especificações - abaixo descritas - referentes ao padrão de células e quantidade a aplicar por metro quadrado, e em conjunto com um material refratário compatível. Durante a sua operação em unidades FCC ,as Speed Cell previnem quaisquer rachas que qualquer catalisador possa provocar entre o metal e o concreto. Protegendo assim, de qualquer dano, a superficie onde foi instalada.


Ao contrário da malha hexagonal, o refrátario não está contido numa malha de células hexagonais fechadas e com diferentes coeficientes de expansão. Por isso e pela natureza unitária das âncoras instaladas por Studwelding - que dispensam a tensão e o stress metálico causado pela modelação da malha hexagonal à superficie de aplicação - uma elevada homogeneidade é alcançada pelo refrátario.


RCS - Imagem de uma malha de células Speed Cell padrão de 150 peças por metro quadrado
Padrão de 150 Speed Cell/m²

As Speed Cells atuam como pequenas “ilhas”. Entre elas, micro-fendas possibilitam a expansão e contração, e este fato reduz substancialmente a possibilidade de queda parcial de refrátario. A erosão da superfície, especialmente à entrada de ciclones, é totalmente uniforme. Este tipo de erosão faz com que o planejamento de reparação seja mais previsível e menos dispendioso.


Para aplicações em paredes frias, é possivel a utilização de uma camada de papel de fibra cerâmica, de 3mm ou 6mm, entre a parede e o refratário. Deste modo, a diferença de temperatura entre os dois lados da parede do reator é reduzida substancialmente, evitando a formação de coque no seu interior. Esta solução visa prevenir o refratário de ser danificado, deformado e empurrado em direção perpendicular à parede, devido ao crescimento de coque entre este e a parede.


Porque o sistema de ancoragem composto pela Speed Cell é extremamente fléxivel e competente em diferentes tipos de aplicações, materiais como aço inoxidável AISI 304 e AISI 310 estão disponíveis sob estoque, estando também disponíveis outros materiais sob pedido, tais como aço inoxidável AISI 330 e aço de liga 825.


Fácil instalação: não existe a necessidade de posicionar as placas de malha hexagonal em espaços confinados. Além disso speed cell é ajustável devido a seu sistema rosqueável.

Rápida instalação: stud welding é mais rápida que a solda manual, o que permite menor tempo de parada na produção e ótima solução para reparos de emergência.

Excelente para reparação: são celulas independentes entre si e facilmente substituíveis.

Menor corrosão metálica: O metal fica mais concentrado na face quente, então há menos chances de formação de coques na parede do equipamento.


Vantagens

Imagem de uma peça Speed Cell de tipo 30mm
Speed Cell 30mm




Comparação


Operação Malha Hexagonal Speed Cells®
Quebra de ancoragem antiga e do refratário
a) Ciclones do Regenerador e "Cat. Piping"
b) "liftpot" do Reator, Riser e Ciclones

20 Homem hora/m²
60 Homem hora/m²

4 homem hora/m²
8 homem hora/m²
Transporte para posisição de aplicação Muito dificil Muito fácil
Posicionamento e marcação Muito dificil Muito fácil
Operações de calandragem Necessário, difícil Nenhuma
Solda (consultar Nota) Aprox. 12m/m² Aprox. 4m/m²
Instalação da ancoragem

a) Cat. Piping, cross overs
b) Ciclones
Solda Manual

60 homem hora/m²
60 homem hora/m²
Stud Welding

2,5 homem hora/m²
2,5 homem hora/m²
Desperdiçio de aço para aplicação 20-30% 1-3%
Fibras metálicas Sem necessidade Nenhuma
Aplicação de refratário 10 homem hora/m² 6,5 homem hora/m²
Reparação Razoável Excelente
Revestimento na face exterior de Tubos Apenas para diametros grandes Fácil
Espessura de revestimento Colocado em Pino Mesa (até 200mm) Com pinos mais longos (até 150mm)
Ajuste de altura Difícil Rodar a Speed Cell®
Usar pino mais longo
Revestimento de formas Difícil Fácil
Revestimento duplo (dupla camada) Pinos mesa extra são necessários Usar Pino mais longo apenas
Rachadura revestimento Nenhuma Poucas e não contínuas
Combinação com outros Grampos Não aplicável Fácil
Resistencia a coque térmico Satisfatório Bom
Chances de erros de aplicação Malha Hexagonal: Grande
Refratário: Médio
Pinos: Pequena
Refratário: Pequena
Operadores/Instaladores qualificados Soldador qualificado e experiência em instalação de malha hexagonal Operadores de Máquina de Stud Welding (Silicon)


Ancoragens para Revestimentos Refratários

A RCS é especialista em Âncoras Refratárias para diversas indústrias, como Petroleira, Cimento, Química e Naval. Todas as âncoras refratárias são produzidas usando equipamentos e técnicas de produção modernas.


Para mais detalhes, acesse o site oficial da Silicon: www.silicon.nu